domingo, 19 de agosto de 2012

Gravações

Temos novos videos disponiveis no YouTube! Sao algumas músicas das apresentacoes: 'Rock Acustico I e II', 'Recital de Violao Classico' e 'Samba 9 Discos'.  Espero que gostem.
Abracos

Rock Acustico I e II:

Superstition (Stevie Wonder)

Feeling Good (Nina Simone)

Riders on the Storm (The Doors)

Dear Prudence (Beatles)

Oh, Darling (Beatles)

Come Together (Beatles)

I Belong To You (Muse)


Violao Classico 9 Discos:

Alla Turca (W. A. Mozart)

Tango en Skai (Roland Dyens)


Samba 9 Discos:

Desde que o Samba é Samba (Caetano Veloso)


domingo, 24 de junho de 2012

Violão Clássico

Aquecemos a noite curitibana de Sábado durante o 'Recital de Violão 9 Discos' com muita música boa, aplausos calorosos e um aquecedor, que dividiu o palco com os artistas. Foi um recital muito variado, que contou com a participação de violonistas de diferentes escolas, executando um repertório sem fronteiras. Ricardo Morris e Yuri Marchese abriram a apresentação tocando uma Marcha, de J. S. Bach. Do mesmo compositor foram tocadas as obras Prelúdio BWV1006 por Alisson Alípio, Ave Maria e Jesus, Alegria dos Homens, por Vital Joffily, que também tocou seus arranjos de Réverie, Robert Schumann e Alla Turca, de W. A. Mozart. Logo depois de sua participação, Vital recebeu flores e uma homenagem simbolizando minha admiração por seu dom artístico e também em forma de agradecimento por sua importância na minha formação musical. Alisson Alípio é curitibano, doutorando pela UFRGS e professor da EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná). A partir daí o repertório incluiu obras mais modernas. Endro Fádell, natural de Brasília, ex-professor da EMEM (Escola de Música do Estado do Maranhão) tocou Adelita, de F. Tárrega, compositor espanhol; Variações sobre Sakura, tema popular japonês; Un Sueño en la Floresta, do paraguaio Agustín Barrios e terminou sua participação fazendo um duo com Hiram Rosette em Valsa Venezuelana n.3, do compositor Antonio Lauro. Hiram é natural de São Paulo e, como o Endro, estudou na minha classe durante o curso de bacharelado em violão, na EMBAP. Fernando Aguera, de Cianorte, foi meu veterano durante a faculdade e acabou de voltar de Cardiff, onde concluiu seu mestrado em performance. Ele tocou Un Dia de Noviembre, canção instrumental do cubano Leo Brouwer e Tango en Skai, do francês Roland Dyens. Do mesmo compositor foi tocada a obra Libra Sonatina, por Yuri Marchese, o violonista mais novo de todos, que veio de Cambé exclusivamente para participar do recital em sua estréia na capital paranaense. Em seguida, Alisson voltou ao palco para tocar o Fandango, de Joaquín Rodrigo e dois movimentos das Cuatro Estaciones Porteñas, de Piazzolla: Inverno e Primavera,  em arranjos de Sérgio Assad. Para encerrar a apresentação ouvimos com Hiram Rosette, Lamentos do Morro, do compositor brasileiro Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto.
Obrigado a todos os convidados especiais, que fizeram belos sons e ajudaram a encher a platéia. Quero agradecer também ao pessoal do Solar do Rosário, em especial à Jocélia e ao Aroldo, a equipe 9 Discos e a todos os presentes! Abraços,

Ricardo

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Violão Clássico 9 Discos

Para encerrar a nossa série de apresentações, convido a todos para o Recital de Violão Clássico 9 Discos. Vai acontecer no Sábado, dia 23 de Junho, às 20h no Solar do Rosário - Largo da Ordem. O recital vai trazer obras clássicas e novas de todas as partes do mundo com performances de grandes violonistas e novas promessas. Eu vou tocar apenas a primeira música e vou abrir o espaço para meus grandes amigos: Alisson Alípio, Fernando Aguera, Endro Fádell, Hiram Rosette, o grande Vital Joffily, que será homenageado durante o concerto e Yuri Marchese, que vem a Curitiba para fazer sua estréia na capital do estado. Serão apresentadas obras de J. S. Bach, W. A. Mozart, F. Tárrega, A. Lauro, L. Brouwer, R. Dyens e outros. Os ingressos custam 10 Reais e a apresentação será uma sessão única, então garanta seu ingresso! Eles já estão à venda no Restaurante Limoeiro e na Escola de Música Ensaio Geral. Para informações sobre os pontos de venda e ingressos entre em contato pelo telefone ou visite o site ou a página de cada empresa no facebook. Restaurante Limoeiro - Av. Mal. Humberto C. A. Branco, 699 fone 3014.8014 Cristo Rei Escola de Música Ensaio Geral – Rua Bento Vianna, 255 fone 3019.4275 Água Verde Abraços, Ricardo Morris

Rock Acústico II

O Rock Acústico II passou no dia 20 de Maio, no Solar do Rosário. Com a mesma essência da primeira edição, foram apresentadas músicas das maiores bandas e dos cantores mais famosos de seus gêneros. Apresentado por Lucas Dias e Ricardo Morris, o show contou com convidados novos: Hiram Rosette, Aloísio Schmid e Bruna Iubel, além de convidados participantes do primeiro show. Começamos o show com The Doors. Os temas foram “Alabama Song” e “Riders on the Storm”, essa última foi a única música tocada com guitarra elétrica nas edições do Rock Acústico, por Hiram Rosette. Depois veio a parte blues, com “Crawlin´ Kingsnake”, de John Lee Hooker, mas tocada com solos de uma gravação de Buddy Guy e “Walkin´ Blues”, de Eric Clapton, essas duas tocadas por Caio Holzmann. Em seguida foram reapresentadas as músicas “Who Will Comfort Me”, de Melody Gardot e “Supersticious”, de Stevie Wonder. Finalmente a primeira música instrumental: “Bron-yr-aur”, composta por Jimmy Page, da banda Led Zeppelin. A canção dos Beatles “Dear Prudence” ficou doce e suave com Bruna Iubel. Então, chegou o momento mais romântico do show: “Are You Lonesome Tonight”, de Lou Handman, com a declamação de poesia que Elvis Presley incluía em seus shows, foram arrancados suspiros e risadas da platéia, nessa versão bem humorada da música, com Aloísio Schmid ao violino. “Crazy Little Thing Called Love”, de Freddy Mercury, continuou o romance musical numa versão violão e voz tranqüila, até chegar em outra composição dos Beatles: “Oh! Darling”, cantada por Lucas Dias e Helen Tormina. A música que encerrou o show foi “Come Together”, outra dos Beatles, com a participação de Marina Costa e Hiram Rosette. As duas edições do Rock Acústico foram muito boas, deram satisfação para a equipe e os músicos. A equipe 9 Discos agradece a todos os convidados especiais, ao público presente e ao pessoal do Solar do Rosário que sempre nos ajudou com atenção, em especial à Jocélia e ao Nivaldo. Logo mais vídeos estarão disponíveis. Abraços!

Chôro: Homenagem a Vital Joffily

No dia 16 de Maio aconteceu no Canal da Música a homenagem ao violonista e compositor Vital Joffily, no concerto de Choro e mpb da série 9 Discos. A primeira parte da apresentação contou com os convidados especiais Victor Morris (cavaquinho), Eduardo Frigatti (violão), Leonardo Salgado (bandolim), Davi Sartori (piano) e Luis Rolim (pandeiro), além de Ricardo Morris apresentando ao violão. Nessa preliminar foram tocados os temas “Uma Valsa e Dois Amores”, de Dilermando Reis, “Flor Amorosa”, de Joaquim Calado, “Ingênuo”, de Pixinguinha e “Folhas Secas”, de Nelson Cavaquinho. Para refletir as qualidades de composição de Vital no programa do concerto, cada convidado especial tocou também uma obra própria. Ouvimos o choro “Curitibano”, de Eduardo Frigatti, “Vamos Tomar um Café”, de Davi Sartori e “Vitalizando”, de Ricardo Morris, dedicado ao amigo Vital em estréia. Na segunda parte da apresentação, contamos com a arte de Vital em todas as músicas. Foram dois temas de Dilermando Reis em duo com Ricardo Morris: “Magoado” e “Dedilhando”. Em seguida duas composições de Vital Joffily “Chôro Lírico” e “Lindo Amor”, cantadas por sua esposa Belinha e acompanhadas por Vital, Luis Rolim, Victor Morris e Clayton Rodrigues, na flauta em arranjos belíssimos feitos em conjunto durante os primeiros ensaios. Depois ouvimos um arranjo inédito de Vital para temas de Tom Jobim, em um medley delicioso e “Noites Cariocas”, de Jacob do Bandolim. O próximo choro foi outra composição do homenageado: “Noites Curitibanas”, cuja letra, também de Vital, foi declamada antes da música pela soprano e amiga Lílian Gonçalves, em uma participação adorável para nos fazer visualizar a cena descrita pelo autor em intenção melódica e poética. Para terminar foram tocados “Carinhoso” e, em bis, “Naquele Tempo”, duas músicas de Pixinguinha. Foi uma noite para se apreciar a música feita de coração para coração, com paz e alegria no lindo auditório do Canal da Música. A repercussão da homenagem aconteceu em vários meios de comunicação, entre os campos da Internet, jornais impressos e na televisão. A equipe 9 Discos faz um agradecimento muito especial ao Vital e a Belinha pela colaboração tão importante em todos os sentidos para a realização do concerto. Tanto na parte de inspiração musical, quanto na parte de produção, ajudando a promover os ensaios e a embelezar o palco e a platéia com suas riquezas em forma de alegria, família e amigos. Também temos que agradecer aos convidados especiais, que se disponibilizaram para tornar tudo mais bonito e ao apoio do pessoal do Canal da Música, principalmente do Nelson, da Luana, Luciana e Soevia. Fotos e vídeos da apresentação logo estarão disponíveis, aguarde novidades pelo blog. Abraços a todos!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Vídeos do Samba!







Assista ao vídeo da canja de Vital Joffily no Samba 9 Discos e confira o que vem no próximo show:
Chorinho - Homenagem a Vital Joffily.


Samba no Villa das Artes com Ricardo Morris e a cantora Natalia Bermúdez. No repertório foram apresentados sambas de Cartola e Dorival Caymmi, mpb de Jorge Benjor e Os Originais do Samba e sons mais novos, como de Mundo Livre S.A. Tivemos a participação especial de Milena Castilho, Léo Cardoso, Hamilton Lucca, Victor Morris, além do violonista Vital Joffily e sua esposa Belinha. O bar Villa das Artes foi o lugar perfeito para o show, com um ambiente grande, aconchegante e descontraído, que combina com o samba e a música brasileira.

2 de Maio - Quarta-feira - 20h00
Ingressos à R$12,00

Apoiadores do projeto:
Limoeiro Restaurante, Escola de Música Ensaio Geral, Espaço Vitruviano e a designer Angela Sant Anna

Agradecemos também pela colaboração do Villa das Artes!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Primeira etapa



O rock não tem fim. As primeiras músicas que ouvi foram: Bad to the Bone (George Thorogood), Jumping Jack Flash (com Johnny Winter), Born to be Wild (Steppenwolf), Paranoid (Black Sabbath), Highway Star (Deep Purple), e Peter Gunn (Henry Mancini). Nenhuma dessas está no show, mas são músicas que me chamaram para o rock e que não me canso de ouvir. 


Gostaríamos de agradecer a presença de todas as pessoas que estiveram na nossa primeira apresentação. Esperamos que tenham gostado e que compareçam nas próximas. Em breve, divulgaremos os vídeos do Rock Acústico e detalhes sobre os futuros shows.


Abraços,
Ricardo e equipe 9 Discos

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Repertório 4 de março



Próximo domingo, acontece o primeiro show do projeto 9 Discos: Rock Acústico. Nem todas as apresentações serão sobre rock, as outras vão passar pela música brasileira, música instrumetal, e música clássica e contemporânea. Em breve, vou colocá-los a par de tudo. Confiem. Por enquanto, seguimos com a primeira.


O repertório passará por estilos diferentes dento do rock, pelo jazz, blues e pop de épocas distintas. People Are Strange, dos americanos The Doors, abrirá o show, com introdução de Spanish Caravan. Pra quem gosta do som e quer conhecer um pouco mais, outras músicas interessantes da banda são Riders On The Storm, Light my Fire, The Crystal Ship, Love Me Two Times, No me Moleste Mosquito etc.

Dos teclados para os uivos, e a música seguinte é de um grupo também da década de 1960, mas da Inglaterra (Newcastle), The Animals. A gravação mais famosa deles talvez seja a canção folclórica americana The House of the Rising Sun. Porém, eles ainda gravaram músicas no estilo Beatles, como See See Rider e Bring It On Home, e mais tarde psicodélicas, como San Franciscan Nights, que lembra Going to California, da banda Led Zeppelin.

Eric Clapton dispensa apresentações. E quem gosta de violão deve ouvir o CD Unplugged inteiro. Digo, inteiro! De Clapton, tocaremos Sunshine of Your Love. O funk Superstition, de Stevie Wonder, levará o show para a sua parte jazz. Melody Gardot vai ser lembrada com Who Will Comfort Me e Nina Simone, com Feeling Good fecharão este momento.


A segunda parte da apresentação traz o folk americano do grupo The Brothers Four, banda dos anos 1950, com a música Greenfields. Só pra constar, fica a dica: The Green Leaves of Summer e 500 Miles também são faixas delicadas do grupo. Logo em seguida virá uma canção suave de George Harrison, While My Guitar Gently Weeps. Depois, um rock dos Beatles não tão suave assim, Helter Skelter. E vamos de Harrison para Johnson.

Jack Johnson é um cantor havaiano que, além de ser um compositor fora de série, faz um trabalho social e ambiental admirável. Lançou seu primeiro CD em 2001 e rapidamente alcançou sucesso mundial. Cantaremos duas músicas: a primeira, uma faixa discreta do último CD To The Sea, When I Look Up, e a segunda, o hit Constellations. Esta última foi gravada ao vivo com Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam, em 2008. A única canção inédita do show foi composta pelo meu amigo Daniel Machado e se chama Get The Blues, um blues com influências do pop e surf music. E adianto que muitos vão querer ouvi-la de novo. Assim a gente espera.


 A parte final do show traz bandas mais recentes como Jethro Tull, Queen, Mr. Big e Muse. Living In The Past foi a escolhida do Jethro Tull, grupo que tem um som de rock progressivo, com influências da música clássica, folk e jazz. A banda é liderada pelo flautista, guitarrista, cantor e compositor Ian Anderson. Under Pressure, do Queen, será interpretada apenas ao piano. Queen é uma banda inglesa famosíssima, liderada até 1991 pelo vocalista Freddie Mercury. Mercury, tal como Morrisson, Harrison, Nina Simone e vários de nossa lista, não está mais nesse mundo, mas nos deixou canções inesquecíveis. Muse, banda formada em 1994, continua inteirinha e é influenciada pela música clássica e eletrônica, sem falar que já ganhou vários prêmios importantes na Europa. Apresentaremos I Belong to You desse grupo britânico, como a maioria dos grupos já citados. A última música, de um estilo bem diferente de todas as outras do repertório, será To Be With You, da banda americana hard rock/poser do final da década de 1980, Mr. Big.

Além do cantor Lucas Dias, que apresentará o show com o Ricardo, teremos outros convidados especiais: Bruno Hrabovski (piano), Tui Alexandre (flauta), Helen Tormina (canto), Danny Machado (violão e canto), Rodrigo Nicknich (violão e canto), Caio Holzmann (violão), Marina Costa (canto) e Fábio Olesko (canto). A gente preparou esse show unindo um material musical bem heterogêneo em um som acústico, fluente. Espero que gostem da apresentação, que vai sair no capricho. Abraços,


Karen

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Rock Acústico


A 9 Discos Produções apresenta seu primeiro show do ano: Rock Acústico! The Doors, Eric Clapton, Stevie Wonder, George Harrison, Jethro Tull, Queen, Muse, Nina Simone, Jack Johnson, Mr. Big e outras. Bandas clássicas e novas em releituras acústicas com o cantor Lucas Dias, Ricardo Morris ao violão e convidados especiais, cantores e instrumentistas. 
O show acontecerá no dia 4 de março em duas sessões: às 17h00 e às 19h00, no Solar do Rosário: Rua Duque de Caxias, 04 - Largo da Ordem. Escolha a sessão e garanta seu ingresso(R$10,00) antecipadamente! Pontos de venda:
Escola de Música Ensaio Geral - R. Petit Carneiro, 677 (Água Verde)
Limoeiro Restaurante - Av. Mal. Humberto C A Branco, 669 (Cristo Rei)
Espaço Vitruviano - R. Nunes Machado, 575 (Rebouças)

 Agradecimentos especiais para Escola de Música Ensaio Geral, Espaço Vitruviano Educação Física Ampliada, Limoeiro Restaurante e a designer Angela Sant Anna.






 Rock´n Roll!