Aquecemos a noite curitibana de Sábado durante o 'Recital de Violão 9 Discos' com muita música boa, aplausos calorosos e um aquecedor, que dividiu o palco com os artistas. Foi um recital muito variado, que contou com a participação de violonistas de diferentes escolas, executando um repertório sem fronteiras. Ricardo Morris e Yuri Marchese abriram a apresentação tocando uma Marcha, de J. S. Bach. Do mesmo compositor foram tocadas as obras Prelúdio BWV1006 por Alisson Alípio, Ave Maria e Jesus, Alegria dos Homens, por Vital Joffily, que também tocou seus arranjos de Réverie, Robert Schumann e Alla Turca, de W. A. Mozart. Logo depois de sua participação, Vital recebeu flores e uma homenagem simbolizando minha admiração por seu dom artístico e também em forma de agradecimento por sua importância na minha formação musical. Alisson Alípio é curitibano, doutorando pela UFRGS e professor da EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná). A partir daí o repertório incluiu obras mais modernas. Endro Fádell, natural de Brasília, ex-professor da EMEM (Escola de Música do Estado do Maranhão) tocou Adelita, de F. Tárrega, compositor espanhol; Variações sobre Sakura, tema popular japonês; Un Sueño en la Floresta, do paraguaio Agustín Barrios e terminou sua participação fazendo um duo com Hiram Rosette em Valsa Venezuelana n.3, do compositor Antonio Lauro. Hiram é natural de São Paulo e, como o Endro, estudou na minha classe durante o curso de bacharelado em violão, na EMBAP. Fernando Aguera, de Cianorte, foi meu veterano durante a faculdade e acabou de voltar de Cardiff, onde concluiu seu mestrado em performance. Ele tocou Un Dia de Noviembre, canção instrumental do cubano Leo Brouwer e Tango en Skai, do francês Roland Dyens. Do mesmo compositor foi tocada a obra Libra Sonatina, por Yuri Marchese, o violonista mais novo de todos, que veio de Cambé exclusivamente para participar do recital em sua estréia na capital paranaense. Em seguida, Alisson voltou ao palco para tocar o Fandango, de Joaquín Rodrigo e dois movimentos das Cuatro Estaciones Porteñas, de Piazzolla: Inverno e Primavera, em arranjos de Sérgio Assad. Para encerrar a apresentação ouvimos com Hiram Rosette, Lamentos do Morro, do compositor brasileiro Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto.
Obrigado a todos os convidados especiais, que fizeram belos sons e ajudaram a encher a platéia. Quero agradecer também ao pessoal do Solar do Rosário, em especial à Jocélia e ao Aroldo, a equipe 9 Discos e a todos os presentes! Abraços,
Ricardo
domingo, 24 de junho de 2012
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Violão Clássico 9 Discos
Para encerrar a nossa série de apresentações, convido a todos para o Recital de Violão Clássico 9 Discos. Vai acontecer no Sábado, dia 23 de Junho, às 20h no Solar do Rosário - Largo da Ordem. O recital vai trazer obras clássicas e novas de todas as partes do mundo com performances de grandes violonistas e novas promessas. Eu vou tocar apenas a primeira música e vou abrir o espaço para meus grandes amigos: Alisson Alípio, Fernando Aguera, Endro Fádell, Hiram Rosette, o grande Vital Joffily, que será homenageado durante o concerto e Yuri Marchese, que vem a Curitiba para fazer sua estréia na capital do estado. Serão apresentadas obras de J. S. Bach, W. A. Mozart, F. Tárrega, A. Lauro, L. Brouwer, R. Dyens e outros. Os ingressos custam 10 Reais e a apresentação será uma sessão única, então garanta seu ingresso! Eles já estão à venda no Restaurante Limoeiro e na Escola de Música Ensaio Geral. Para informações sobre os pontos de venda e ingressos entre em contato pelo telefone ou visite o site ou a página de cada empresa no facebook.
Restaurante Limoeiro - Av. Mal. Humberto C. A. Branco, 699 fone 3014.8014
Cristo Rei
Escola de Música Ensaio Geral – Rua Bento Vianna, 255 fone 3019.4275
Água Verde
Abraços,
Ricardo Morris
Rock Acústico II
O Rock Acústico II passou no dia 20 de Maio, no Solar do Rosário. Com a mesma essência da primeira edição, foram apresentadas músicas das maiores bandas e dos cantores mais famosos de seus gêneros. Apresentado por Lucas Dias e Ricardo Morris, o show contou com convidados novos: Hiram Rosette, Aloísio Schmid e Bruna Iubel, além de convidados participantes do primeiro show.
Começamos o show com The Doors. Os temas foram “Alabama Song” e “Riders on the Storm”, essa última foi a única música tocada com guitarra elétrica nas edições do Rock Acústico, por Hiram Rosette. Depois veio a parte blues, com “Crawlin´ Kingsnake”, de John Lee Hooker, mas tocada com solos de uma gravação de Buddy Guy e “Walkin´ Blues”, de Eric Clapton, essas duas tocadas por Caio Holzmann. Em seguida foram reapresentadas as músicas “Who Will Comfort Me”, de Melody Gardot e “Supersticious”, de Stevie Wonder. Finalmente a primeira música instrumental: “Bron-yr-aur”, composta por Jimmy Page, da banda Led Zeppelin. A canção dos Beatles “Dear Prudence” ficou doce e suave com Bruna Iubel. Então, chegou o momento mais romântico do show: “Are You Lonesome Tonight”, de Lou Handman, com a declamação de poesia que Elvis Presley incluía em seus shows, foram arrancados suspiros e risadas da platéia, nessa versão bem humorada da música, com Aloísio Schmid ao violino. “Crazy Little Thing Called Love”, de Freddy Mercury, continuou o romance musical numa versão violão e voz tranqüila, até chegar em outra composição dos Beatles: “Oh! Darling”, cantada por Lucas Dias e Helen Tormina. A música que encerrou o show foi “Come Together”, outra dos Beatles, com a participação de Marina Costa e Hiram Rosette.
As duas edições do Rock Acústico foram muito boas, deram satisfação para a equipe e os músicos. A equipe 9 Discos agradece a todos os convidados especiais, ao público presente e ao pessoal do Solar do Rosário que sempre nos ajudou com atenção, em especial à Jocélia e ao Nivaldo. Logo mais vídeos estarão disponíveis.
Abraços!
Chôro: Homenagem a Vital Joffily
No dia 16 de Maio aconteceu no Canal da Música a homenagem ao violonista e compositor Vital Joffily, no concerto de Choro e mpb da série 9 Discos. A primeira parte da apresentação contou com os convidados especiais Victor Morris (cavaquinho), Eduardo Frigatti (violão), Leonardo Salgado (bandolim), Davi Sartori (piano) e Luis Rolim (pandeiro), além de Ricardo Morris apresentando ao violão. Nessa preliminar foram tocados os temas “Uma Valsa e Dois Amores”, de Dilermando Reis, “Flor Amorosa”, de Joaquim Calado, “Ingênuo”, de Pixinguinha e “Folhas Secas”, de Nelson Cavaquinho. Para refletir as qualidades de composição de Vital no programa do concerto, cada convidado especial tocou também uma obra própria. Ouvimos o choro “Curitibano”, de Eduardo Frigatti, “Vamos Tomar um Café”, de Davi Sartori e “Vitalizando”, de Ricardo Morris, dedicado ao amigo Vital em estréia.
Na segunda parte da apresentação, contamos com a arte de Vital em todas as músicas. Foram dois temas de Dilermando Reis em duo com Ricardo Morris: “Magoado” e “Dedilhando”. Em seguida duas composições de Vital Joffily “Chôro Lírico” e “Lindo Amor”, cantadas por sua esposa Belinha e acompanhadas por Vital, Luis Rolim, Victor Morris e Clayton Rodrigues, na flauta em arranjos belíssimos feitos em conjunto durante os primeiros ensaios. Depois ouvimos um arranjo inédito de Vital para temas de Tom Jobim, em um medley delicioso e “Noites Cariocas”, de Jacob do Bandolim. O próximo choro foi outra composição do homenageado: “Noites Curitibanas”, cuja letra, também de Vital, foi declamada antes da música pela soprano e amiga Lílian Gonçalves, em uma participação adorável para nos fazer visualizar a cena descrita pelo autor em intenção melódica e poética. Para terminar foram tocados “Carinhoso” e, em bis, “Naquele Tempo”, duas músicas de Pixinguinha.
Foi uma noite para se apreciar a música feita de coração para coração, com paz e alegria no lindo auditório do Canal da Música. A repercussão da homenagem
aconteceu em vários meios de comunicação, entre os campos da Internet, jornais impressos e na televisão. A equipe 9 Discos faz um agradecimento muito especial ao Vital e a Belinha pela colaboração tão importante em todos os sentidos para a realização do concerto. Tanto na parte de inspiração musical, quanto na parte de produção, ajudando a promover os ensaios e a embelezar o palco e a platéia com suas riquezas em forma de alegria, família e amigos. Também temos que agradecer aos convidados especiais, que se disponibilizaram para tornar tudo mais bonito e ao apoio do pessoal do Canal da Música, principalmente do Nelson, da Luana, Luciana e Soevia. Fotos e vídeos da apresentação logo estarão disponíveis, aguarde novidades pelo blog.
Abraços a todos!
Assinar:
Comentários (Atom)